quinta-feira, 12 de julho de 2007

Federer: Será que está chegando a aposentadoria ???


Em nove anos como profissional, Roger Federer alcançou quase tudo que um jogador de ponta poderia desejar: número 1 do mundo há 280 semanas consecutivas, cinco títulos seguidos em Wimbledon, 49 títulos de simples no currículo, 11 deles de Grand Slam. Só falta mesmo o troféu de Roland Garros para o suíço. Apesar da rotina diária para se manter em forma e do calendário apertado, Federer afirma em seu site, respondendo aos fãs, que ainda sente prazer em jogar, se diz uma pessoa alegre, satisfeito consigo mesmo e que ainda não pensou "seriamente" sobre a aposentadoria, mas que "certamente espera que a linha de cosméticos ainda esteja ativa até lá", dando-lhe a oportunidade de continuar como homem de negócios.

"Notei que comecei a pensar sobre meu futuro mais seriamente nestes dias", conta a seus fãs. "Minha fundação, com certeza, é uma das prioridades no futuro, especialmente durante a segunda metade de minha carreira. Antes, estava concentrado no que precisava para ser um jogador melhor. Agora, penso mais e mais sobre o que quero e posso fazer depois de meus dias como atleta. Pensamentos como família e casamento também passam por minha cabeça mais e mais frequentemente", admite. Como se sabe, Federer tem um relacionamento estável com Miroslava Vavrinec, ex-tenista e sua empresária. Onde ele planeja se estabelecer? "Provavelmente ficarei na Suíça e passarei ferias em algum lugar no mundo."

O número 1 do mundo diz que adora o tênis. "Sempre me senti assim a respeito porque é um esporte de classe e muito competitivo. Não há contato corporal, mas mesmo assim é muito físico. É um esporte global jogado em quase todos os lugares. Todos estes fatores o tornam muito especial a meus olhos. É por isso que amo o tênis e sempre amarei."


O tenista da Basiléia explica por quê gosta de treinar em Dubai, nos Emirados Árabes. "Gosto muito do bom clima de Dubai. Está sempre ensolarado, tornando-o local ideal para ferias assim como para treinos. Gosto de fazer compras e de comer nos excelentes restaurantes e hotéis. Dubai é um verdadeiro caldeirão de nacionalidades, é interessante as pessoas que se pode encontrar por lá."

O suíço se descreve como uma pessoa "aberta, honesta, positiva, ambiciosa e amigável". Ele fala fluentemente inglês, francês e alemão, mas em casa com a família diz que conversa em alemão. A um internauta que pergunta se seu nome é pronunciado na forma inglesa ou francesa, responde: "Como minha mãe é da África do Sul, meu nome sempre foi pronunciado da maneira inglesa." Federer revela a outro fã que gosta, sim, de esquiar. "Esquio desde que era um garoto. Meu lugar preferido para isso são as montanhas suíças."

Se Federer não fosse tenista, que tipo de carreira teria optado? "Meu sonho sempre foi ser um atleta. Eu gostava de estudar línguas, mas nunca tive o desejo ou a visão de ser um piloto, por exemplo. Na escola, minhas matérias preferidas eram as ligadas ao idioma." O número 1 do mundo gosta de música, mas nada de específico. "Diria que rock em geral, Lenny Kravitz, Gwen Stefani, Tina Turner e Madonna." Se fosse possível, que grande tenista do passado gostaria de enfrentar e em que quadra? Bjorn Borg no saibro, Boris Becker na grama, Rod Laver na grama."

Nenhum comentário: