domingo, 22 de julho de 2007

Nova dupla mineira é campeã em Cuenca

O tênis mineiro está mesmo de vento em popa. Ainda mais em duplas. Neste sábado, a parceria formada por Bruno Soares e Márcio Torres ganhou o challenger de Cuenca, disputado sobre saibro, ao ganhar do norte-americano Eric Núñez e do argentino Brian Dabul, por duríssimos 7/6 (8/6), 3/6 e 11/9.

O público presente ao Club de Cuenca viu uma partida cheia de bons lances e marcada pelo equilíbrio. Para Soares, que volta às competições depois de longa parada por contusão, foi a volta por cima. Na primeira edição do torneio, ele e Marcelo Melo perderam na final.

A dupla brasileira não estava entre as quatro favoritas ao título e tiveram uma vitória fundamental nas semifinais, quando tiraram os cabeças 2, os argentinos Diego Alvarez e Leonardo Mayer, por duplo 6/4.
O mesmo Mayer será o adversário do paulista Thomaz Bellucci na final de simples deste domingo.

Bruno está apenas no 843º lugar do ranking de duplas, mas já foi o 109º da mesma lista em outubro de 2004. Este é apenas o segundo torneio que disputa desde abril do ano passado. Torres, por seu lado, figura na melhor classificação de sua carreira, o 230º posto, e pode aparecer entre os top 200 na segunda-feira.

Juvenil colombiana tenta impedir tri de Sequera no Pan

A colombiana Mariana Duque ainda disputa chaves de torneios infanto-juvenis e até foi vice-campeã entre as meninas em Roland Garros, mas provou que também consegue encarar as profissionais. Neste sábado, venceu a argentina Betina Jozami por 6/3 e 6/2 e chegou à disputa da medalha de ouro nos Jogos Pan-americanos do Rio de Janeiro. Sua missão será evitar o tri da venezuelana Milagros Sequera, que virou contra a mexicana Melissa Torres: 1/6, 6/1 e 6/4.

Será o primeiro confronto entre elas. Além disto, possuem muitas diferenças. Sequera é mais experiente. Tem 26 anos e está na 49ª posição no ranking de entradas da WTA. Já Duque tem apenas 17 e ainda dá seus primeiros passos nos principais eventos. É apenas a número 294 do mundo.

Enquanto o melhor resultado da venezuelana no ano é o título do WTA de Fes, Marrocos, o primeiro da carreira, a colombiana conquistou o future de Xalapa, México, onde não perdeu set e derrotou a brasileira Maria Fernanda Alves na semifinal.

Melo vence no quali de Indianápolis. Rogerinho leva WO.

O gigante Marcelo Melo, de 2,02m, venceu a primeira partida no qualifying do torneio de Indianápolis. O mineiro perdeu apenas quatro pontos no saque e atropelou o norte-americano Dan Lempa, convidado da organização, por rápidos 6/1 e 6/0, em apenas 58 minutos, e enfrentará o japonês Kei Nishkori, 394º da ATP e sétimo cabeça-de-chave, na segunda rodada.

Outros dois brasileiros inscritos na competição conheceram seus adversários, ambos tenistas da casa. Ricardo Mello, terceiro pré-classificado, enfrentará Joe Epkey. Já André Sá, quarto, disputa contra Ryan Eviland. O evento acontece em piso sintético.

Em compensação, no saibro de Kitzbuhel, Áustria, Rogério Silva foi eliminado por WO (walkover) do qualifying do ATP. O paulista estava escalado para fazer o último jogo da quadra central como Andreas Haider-Maurer, mas não apareceu para jogar. O motivo ainda é desconhecido.

Cortez e Teliana perdem e vão lutar pelo bronze

Acabou o sonho do tricampeonato pan-americano de duplas para a carioca Joana Cortez. Depois de vencer o primeiro set por fáceis 6/2, ela e a parceira Teliana Pereira acabaram permitindo a virada das colombianas Mariana Duque e Karen Castiblanco, por 2/6, 6/3 e 6/2.

Cortez, que havia ganhado a medalha de ouro nos Jogos de Winnipeg e Santo Domingo, ainda terá a chance de subir novamente ao pódio dos Jogos Pan-americanos. As brasileiros disputarão às 14 horas deste domingo o bronze contra as norte-americanas Megan Falcon e Audra Cohen.

Cortez e Teliana sentiram certamente o cansaço de ter de disputar duas partidas duras com pouco intervalo, já que o torneio de duplas atrasou e precisou realizar rodada dupla neste sábado. Na estréia, pelas quartas-de-final, elas haviam vencido as cubanas Yanet Nuñez e Yamile Fors, por 5/7, 7/5 e 6/4. No segundo set, chegaram a estar com 4/5 e saque contra.

A juvenil Duque acaba se tornando assim o grande destaque do tênis feminino deste Pan. Finalista em Roland Garros, ela buscará também a medalha de ouro individual, encarando a tricampeã Milagros Sequera, da Venezuela. Na final de duplas, as adversárias das colombianas serão as argentinas Betina Jozami e Jorgelina Cravero, que bateram na outra semifinal Cohen e Falcon por duplo 6/3.

Bellucci vence jogo disputado e chega à final em Cuenca

Pela segunda semana consecutiva, o canhoto Thomaz Bellucci tentará dar o primeiro título para o Brasil em challengers na temporada de 2007. Depois do vice em Bogotá, o paulista venceu jogo muito disputado contra o norte-americano Roman Borvanov por 6/4, 5/7 e 7/6 (7/3).

Na decisão, ele enfrentará o argentino Leonardo Mayer, cabeça-de-chave 1 do torneio e 222º colocado no ranking da ATP. Mayer, de 20 anos, passou a duras penas pelo belga Niels Desien, 452º, por 7/6 (7/1), 5/7 e 6/4. O brasileiro, que é um ano mais novo, nunca enfrentou o argentino pelo circuito profissional. Esta é a melhor campanha do ano para Mayer, que não havia passado de semifinais em 2007, incluindo o challenger de Florianópolis.

"Está tudo indo muito bem", comemorou Bellucci. "Me desconcentrei um pouco no segundo set". Esta foi sua nona vitória em duas semanas em nível challenger, mas ele garante não estar sentindo o desgaste. "Em Bogotá, entrei quase na última hora na chave e não esperava me sair tão bem".

Pela campanha equatoriana, Bellucci já garante mais 34 pontos na lista. 35 por ter chegado a final menos um do seu 18º resultado na ATP. Assim, entrará para o top 300 pela primeira vez na carreira, ficando por volta da 265º posição. O título o deixaria entre os 250 melhores do mundo e seria o nono melhor brasileiro.

Neste sábado, o paulista mostrou muita personalidade e garra. Não decepcionou após a derrota no segundo set. No terceiro, esteve perdendo por uma quebra, mas se recuperou e administrou a pressão de manter o serviço para continuar na partida em duas ocasiões. No tiebreak, foi agressivo desde o início, abriu 5/1 e fechou a partida.

A temporada 2007 está sendo ótima para ele. Além dos bons resultados nas últimas duas semanas, venceu o primeiro future da carreira e chegou à semi em outra. Bons resultados para alguém que passou pela segunda cirurgia no joelho no fim do ano passado.