terça-feira, 10 de julho de 2007

US Open marcará a diferença entre Federer e Nadal


"Rafael Nadal está mais perto de Roger Federer na grama do que o suíço no saibro". As palavras do britânico Greg Rusedski resumem bem o sentimento que ficou no mundo do tênis após a final de Wimbledon. Para o ex-jogador, a diferença entre eles será medida no US Open.

"A bola ainda é mais baixa e rápida em Nova York do que em Londres", analisou. "Nadal terá mais problemas para vencer os rivais". Atletas com James Blake e Mikhail Youzhny são alguns que se aproveitam bem do Deco Turf II, superfície utilizada no último Grand Slam da temporada, e conseguem atacar o número 2 com golpes chapados.

O espanhol já soma cinco títulos nas quadras sintéticas da América do Norte, Masters Series de Indian Wells em 2007 e Canadá, há dois anos, mas nunca conseguiu mostrar seu melhor tênis no US Open. Sua melhor campanha foi no ano passado, quando chegou às quartas-de-final. Antes disto, nunca havia passado da terceira rodada.

Apesar das dificuldades, a trajetória de Nadal continua crescendo. Depois do sufoco que deu a Federer na final de Wimbledon, o título em Nova York não seria impossível. Além do mais, ele é um dos grandes beneficiados pela tendência de equilibrar as superfícies.

O saibro ficou mais rápido. Em compensação, novos componentes sintéticos nas bolas deixaram a grama mais lenta e o quique da bola mais alto. Uma das conseqüências disso é o desaparecimento de especialistas em saque e voleio. Alguns ainda tentam, como o britânico Tim Henman, o bielo-russo Max Mirnyi e o tcheco Radek Stepanek, mas eles sofrem para conseguir avançar nas chaves.

Tudo isto acontece para desgosto daquela que talvez seja a melhor tenista de todos os tempos no aspecto ofensivo. A tcheca naturaliza norte-americana Martina Navratilova ainda defende o tradicional estilo que mostrou por várias décadas. "Agora, a bola sempre favorece jogadores de fundo. É uma vergonha", disse.

Os especialistas sumiram, mas os organizadores compensaram isso juntamente com a ATP. Eles precisaram achar uma solução para frear as inovações tecnológicas que permitem saques superiores a 230 km/h. "Com (Andy) Roddick e (Juan Carlos) Ferrero na decisão de 2003, obtivemos o equilíbrio perfeito", disse Chris Widmaier, porta-voz da USTA, referindo-se a final do US Open daquele ano.

"Há alguns anos, existiam torneios nos EUA onde era impossível jogar na linha de fundo", recorda Federer. "Agora é bem mais lento". Mesmo assim, o suíço. Mesmo assim, reina no US Open e é o atual tetracampeão.

Hocevar bate Engel em Bogotá. Feijão também avança.

No duelo brasileiro válido pela primeira rodada do challenger de Bogotá, Ricardo Hocevar suou a camisa para vencer Lucas Engel, de virada, por 4/6, 6/4 e 7/6 (7/4). Nas oitavas-de-final, enfrentará o local Michael Quintero, sétimo cabeça-de-chave, ou o equatoriano Carlos Avellan.

Depois de um ótimo começo de ano, quando chegou às quartas-de-final do challenger de São Paulo, o paulista não conseguiu dar seqüência aos bons resultados. Nos últimos oito eventos que disputou, perdeu seis vezes na primeira rodada.

Em compensação, João Souza contou com a ajuda do norte-americano Lesley Joseph, que desistiu do torneio, para chegar à chave principal. O Feijão, como é conhecido no circuito, caiu na última rodada do qualifying e entrou como lucky-loser. Não desperdiçou a chance e bateu o belga Niels Dasein por 6/1 e 6/2. Seu adversário será o colombiano Alejandro Falla, segundo favorito.

Já André Miele passou o classificatório, porém não conseguiu superar o sólido jogo do argentino Brian Dabul, cabeça-de-chave 4 do challenger: 6/1 e 6/2.

Favoritos estréiam com vitória no Brasileirão

Os jogos da chave principal do Campeonato Brasileiro Infanto-juvenil começaram nesta terça-feira e os primeiros pré-classificados dos 12 e 14 anos masculino já confirmaram o favoritismo. Com tenistas de 24 Estados, os jogos estão sendo disputados nas 18 quadras da Academia de Tênis Resort, em Brasília, até o próximo domingo.

O atual campeão brasileiro dos 10 anos, o paulista Antonin Haddad, mostrou que desta vez quer levar para casa a medalha dos 12 anos. Na estréia, o paulista eliminou o catarinense Luiz Guerra, com parciais de 6/4 e 6/1. Na segunda rodada, Haddad vai encarar Eduardo Assumpção, também de São Paulo, que passou por Rafael Forte (SP), com um duplo 6/0.

Na categoria seguinte, o primeiro cabeça-de-chave também avançou. Após disputar o circuito europeu e ser convocado na semana passada para integrar a equipe dos 14 anos no Mundial da República Tcheca, em agosto, o carioca Victor Galvão chegou ontem ao Distrito Federal e nesta terça, garantiu vaga na próxima rodada. Galvão marcou 6/2 e 6/1 em cima do sul-mato-grossense Gabriel Romero e vai encarar o paulista Lucas Lavoura, responsável pela queda do mineiro Diogo Casa, ao marcar um duplo 6/4.

Com a presença de quase 600 tenistas, as favoritas das categorias entre 12 a 18 anos feminino e os favoritos dos 10 anos masculino estréiam somente nesta quarta-feira, com o início dos confrontos às 9 horas.

Resultados parciais desta terça-feira

10 anos masculino
RENAN MASCHIO (PR) d. IGOR MENDES (PR) 4/6,6/4 e 6/3
THIAGO COELHO (RJ) d. LEONARDO PARADA (RO) 6/0 e 6/0
BERNARDO MORAES (DF) d. ARTUR CHAIN (SC) 6/3 e 6/3
ANDRE PONCE (SP) d. LUIZ FARIA (MG) 6/2,5/6,10/7
CARLOS CONSONI (MS) d. JOAO MURY (DF) 3/6,6/0 e 10/5

12 anos masculino
ANTONIN HADDAD (SP) d. LUIZ GUERRA (SC) 6/4 e 6/1
EDUARDO ASSUMPCAO (SP) d. RAFAEL FORTE (SP)6/0 e 6/0
FRABRICIO ROSSINI d. MARCOS OSWALD 6/1 e 6/0
LEONARDO SCHEIDT (PR) d. MATHEUS BRANDAO (DF) 6/1 e 6/3
MATHEUS CHAIN (SC) d. RAFAEL GENTIL (RJ) 6/1 e 6/1
LUCAS BENTES(PA) d. MARCO SALES (BA)6/1 e 6/0
FERNANDO TSUCHIYA (SP) d. QUALY 6/1 e 6/3
LUCIO MENEZES (DF) d. MATHEUS SILVA (SE)6/0 e 6/1
CARLOS BORGES (MG) d. EDUARDO VERVLOET (ES) 6/2 e 6/0
JOAO FREITAS (MG) d. FRANCO PEREIRA (ES) 6/3 e 6/3
GABRIEL HOCEVAR (RS) d. LUCAS ANDRADE(RO) 6/0 E 6/1
L.OSORIO d. ROBERTO BAZZARELLA (ES) 6/0 e 6/0
SILAS CERQUEIRA (BA) d. PAULO LOURENTE (MS) 6/0 e 6/1
JOAO AVILA (DF) d. MARCELO AQUINO (CE)7/6(7) e 6/4
THIAGO LOPES (RJ) d. GUILHERME MENDES (PR) 6/2 e 6/2
RAFAEL NIEMEZEWSKI (SC) d. VITOR ROCHA (DF)
LEONARDO MAMEDE (RJ) d. TARSIS BRITO (PI)6/1 e 6/4
JOAO WALENDOWSKY (SC) d. KAUE MACHADO (PR) 6/2 e 6/4
YURI ANDRADE (RJ) vs. RAFAEL FARANI(DF) 6/0 e 6/0

14 anos feminino
LETICIA GIUDICI(RS) d. ANA OLIVEIRA (MS)6/4 e 6/2
RAISSA ADUSUMILLI (DF) d. SAMANTHA REGO (SP) 6/7(6),6/1 e 7/5
CAROLINA HADDAD(SP) d. BRUNA GONCALVES (SE) 6/4 e 6/2
VALDELICE PEREIRA(PR) d. PAULA PAIVA (MG)7/5 e 6/2
ALESSANDRA SILVA (SC) d. ANA SIMOES (DF)6/0 e 6/3
MARIANA BUFFARA (PR) d. GIOVANA PATITUCCI (SP)wo
MARIA MEDEIROS (RJ) d. PAULA DAITOKU (DF)6/1 e 6/2
FRANCESCA CHAHER(SC) d. BEATRIZ SOUZA (PR)6/4 e 6/2
VANESSA TAVARES (SC) d. PAOLA COSTA (MG)wo
BIANCA SUSANNA (SP) d. LUISA MENEZES(ES)ret.
PAULA FEITOSA (DF) d. BRUNA PONCE (SP) 6/0, 3/6 e 6/1
GIOVANNA TOMITA (SP) d. DOMINIQUE FARIA (MG) 6/1 e 6/1
ISABELLA CATELANI (SP) d. SABRINA REIS (RJ) wo
ALICE GARCIA (DF) d. JULIA CHIEPPE (ES)6/2 e 6/4

14 anos masculino
VICTOR GALVÃO(RJ) d. GABRIEL ROMERO(MS) 6/2 E 6/1

TABELA DE JOGOS - 2ª RODADA - 1ª LIGA PORTAL DO TÊNIS 2007‎

Boa noite amigos tenistas,

Seguem os jogos da 2ª Rodada da Liga Portal do Tênis 2007:

ATÉ 15/07

A DEFINIR
ANDREZINHO
X
ANDRÉ PIMENTEL

ATÉ 15/07

A DEFINIR
FABIO LORENZINI
X
MARCELO LUVA

ATÉ 15/07

A DEFINIR
FRANCIS WAGNER
X
BRUNO GUINESI

ATÉ 15/07

A DEFINIR
ANDERSON WAGNER
X
RODRIGO ALCÓN

ATÉ 15/07

A DEFINIR
HENRIQUE RAINEIRE
X
RENAN LEITE

ATÉ 15/07

A DEFINIR
FABIO ROCHA
X
RONALDO MARQUES

Lembrando que o jogo marcado em negrito e vermelho já foi realizado e os pontos computados.

A data limite para os jogos desta rodada é até 15/07 (domingo).

Caso não seja possível entrar em contato com o adversário ou jogar nesta semana, favor informar a Adm. Portal do Tênis.

Os resultados desta rodada devem ser enviados até o dia 16/07 (segunda-feira) ás 20:00hs.

O tenista que folgará nesta rodada é o Fábio Mendes.

Abs,

Adm. Portal do Tênis
fabiusk@gmail.com
quedemora@hotmail.com

AGUARDANDO RESULTADOS JOGOS - 1ª RODADA‎

Boa noite amigos tenistas,



Estou no aguardo até amanhã (11/07) ás 20hs dos resultados dos jogos ainda não computados. Pelo que me recordo ainda falta a informação do resultado entre Fabio Lorenzini x Henrique Raineire que ocorreria no último domingo.



Caso o resultado não seja enviado até a data estipulada acima, o jogo será considerado como computado e não será dado nenhum ponto para ambos tenistas.



Atenciosamente,



Adm. Portal do Tênis

Pão-duro, Melo vai pagar dívidas


Marcelo Melo ainda não sabe o que fará com o cerca de R$ 110 mil que embolsou ao chegar às semifinais da chave de duplas do Torneio de Wimbledon. O tenista revelou que, até ser eliminado, nem fazia idéia de quanto receberia em dinheiro, por isso nem pensou no que comprará.

- Eu só fui ver o prêmio agora, quando fui receber. Tem muito jogador que ganha um jogo e já vai olhar quanto é a grana, mas eu sei que Wimbledon é o torneio que paga mais, então nem me preocupei com isso. Tenho que pagar umas contas atrasadas, coisa que todo jogador tem, mas dá para me divertir - brincou o brasileiro, falando ao GLOBOESPORTE.COM por telefone, de Londres.

Melo, de 23 anos, admite também que é um grande pão-duro. Tanto que foi receber o prêmio menos de duas horas depois de ser eliminado. Ele mesmo faz piada de seus costumes financeiros.

- Para tirar um real de mim não é fácil. Hoje, eu e o André fomos fazer antidoping e tinha que tirar sangue e urina. Eu disse para ele: "Se tirar dinheiro de mim é difícil, imagina sangue..."

Capitão da Davis já pensa em convocar Sá e Melo

Não era para menos. Chico Costa, capitão brasileiro na Copa Davis, vê com bons olhos a afinada parceria de Marcelo Melo e André Sá, que só parou nas semifinais de Wimbledon (superados pelos franceses Michael Llodra e Arnaud Clément por 3 sets a 0).

Por e-mail, Chico dá a entender que a dupla pode ser escalada já no próximo confronto brasileiro pela competição. O time encara a Áustria, fora de casa, em setembro. Quem vencer joga o Grupo Mundial, a primeira divisão, no ano que vem.

Faz todo sentido do mundo. A falta de experiência até poderia pesar contra Melo, que tem só 23 anos, mas chegar às semifinais de Wimbledon é o máximo de experiência que um duplista brasileiro em atividade pode ter. Nem Guga fez isso na grama.

Os austríacos escolheram jogar em uma quadra de carpete, piso bastante rápido, mas Melo e Sá mostraram, nestas duas semanas, que velocidade de superfície não é problema. Quem joga bem duplas na grama joga em qualquer piso. Veja o que o capitão me escreveu.

"É um resultado histórico, uma dupla brasileira chegar na semi de Wimbledon. Eles vêm evoluindo muito bem e têm tudo para se tornarem uma das melhores duplas do mundo em pouco tempo. Com certeza, serão uma ótima opção para o confronto contra a Áustria".

"A verdade é que eles se completam. Não só pelo fato do André ser experiente, mas também a nível técnico e estratégico. O André, por não ser um grande sacador, precisa de um parceiro que seja bom na rede e cubra bem a quadra, como o Marcelo. Por outro lado, se o Marcelo tem um pouco de dificuldades com a devolução de saque, o André é craque nesse fundamento. Também tem o lado da personalidade. Enquanto o André é mais tranqüilo na quadra, o Marcelo tem uma vibração contagiante. Se eles continuarem nesse caminho, trabalhando duro e lutando dessa maneira, vão nos dar muitas alegrias".

É óbvio que é cedo e Chico ainda tem muito o que pensar. Por exemplo:

1) Levar dois duplistas significa diminuir as opções de um tenista extra nas simples. Em caso de lesão, um dos duplistas teria de jogar as simples e nenhum capitão de Davis fica feliz quando isso acontece.

2) Além disso, quando um time tem dois duplistas, fica quase impossível esconder o jogo. Todo capitão, quando pode, deixa para revelar os simplistas na última hora.

3) Por outro lado, dois duplistas significam uma chance maior de vencer o ponto do sábado. Se um dos simplistas vencer na sexta-feira, os austríacos jogarão pressionados no domingo.

Federer se aproxima de Nadal na Corrida

O suíço Roger Federer, que neste domingo sagrou-se pentacampeão consecutivo de Wimbledon, diminuiu a vantagem de Rafael Nadal, derrotado na final, na Corrida dos Campeões. A diferença do espanhol é de apenas 85 pontos após o feito histórico.

Novak Djokovic continua na terceira posição, enquanto o americano Andy Roddick melhorou uma e está em quarto. Nikolay Davydenko cai uma e é o quinto, seguido por Fernando González e Ivan Ljubicic. Richard Gasquet, semifinalista no All England Club, avançou dez posições e agora é o oitavo.