terça-feira, 10 de julho de 2007

Capitão da Davis já pensa em convocar Sá e Melo

Não era para menos. Chico Costa, capitão brasileiro na Copa Davis, vê com bons olhos a afinada parceria de Marcelo Melo e André Sá, que só parou nas semifinais de Wimbledon (superados pelos franceses Michael Llodra e Arnaud Clément por 3 sets a 0).

Por e-mail, Chico dá a entender que a dupla pode ser escalada já no próximo confronto brasileiro pela competição. O time encara a Áustria, fora de casa, em setembro. Quem vencer joga o Grupo Mundial, a primeira divisão, no ano que vem.

Faz todo sentido do mundo. A falta de experiência até poderia pesar contra Melo, que tem só 23 anos, mas chegar às semifinais de Wimbledon é o máximo de experiência que um duplista brasileiro em atividade pode ter. Nem Guga fez isso na grama.

Os austríacos escolheram jogar em uma quadra de carpete, piso bastante rápido, mas Melo e Sá mostraram, nestas duas semanas, que velocidade de superfície não é problema. Quem joga bem duplas na grama joga em qualquer piso. Veja o que o capitão me escreveu.

"É um resultado histórico, uma dupla brasileira chegar na semi de Wimbledon. Eles vêm evoluindo muito bem e têm tudo para se tornarem uma das melhores duplas do mundo em pouco tempo. Com certeza, serão uma ótima opção para o confronto contra a Áustria".

"A verdade é que eles se completam. Não só pelo fato do André ser experiente, mas também a nível técnico e estratégico. O André, por não ser um grande sacador, precisa de um parceiro que seja bom na rede e cubra bem a quadra, como o Marcelo. Por outro lado, se o Marcelo tem um pouco de dificuldades com a devolução de saque, o André é craque nesse fundamento. Também tem o lado da personalidade. Enquanto o André é mais tranqüilo na quadra, o Marcelo tem uma vibração contagiante. Se eles continuarem nesse caminho, trabalhando duro e lutando dessa maneira, vão nos dar muitas alegrias".

É óbvio que é cedo e Chico ainda tem muito o que pensar. Por exemplo:

1) Levar dois duplistas significa diminuir as opções de um tenista extra nas simples. Em caso de lesão, um dos duplistas teria de jogar as simples e nenhum capitão de Davis fica feliz quando isso acontece.

2) Além disso, quando um time tem dois duplistas, fica quase impossível esconder o jogo. Todo capitão, quando pode, deixa para revelar os simplistas na última hora.

3) Por outro lado, dois duplistas significam uma chance maior de vencer o ponto do sábado. Se um dos simplistas vencer na sexta-feira, os austríacos jogarão pressionados no domingo.

Nenhum comentário: