sexta-feira, 6 de julho de 2007

Ronaldinho, Federer e Bryant no mesmo time


Três dos maiores astros do esporte mundial passaram a fazer parte de um mesmo time. A marca de material esportivo que patrocina Ronaldinho Gaúcho, o tenista Roger Federer e o jogador de basquete Kobe Bryant lançou, para uma campanha específica em Hong Kong, bonecos das três estrelas.

A tiragem é de apenas 200 peças que não serão vendidas, e sim leiloadas. Outra forma de tentar conseguir um dos bonecos, que foram fabricados pelo conceituado designer de brinquedos Michael Lau, é jogar um game online no site do patrocinador. Mas, para concorrer, é preciso estar em Hong Kong.

Mesmo exausto, Djokovic promete lutar contra Nadal

O sérvio Novak Djokovic tem consciência de que entrará para a semifinal contra o espanhol Rafael Nadal em desvantagem física. Nesta sexta, ele fez o segundo jogo de cinco sets consecutivo e lutou por cinco horas antes de eliminar o cipriota Marcos Baghdatis, num duelo que os especialistas locais afirmam ter sido o melhor de Wimbledon até agora.

"Claro que estou exausto, sou humano", desabafou o sempre bem-humorado Djokovic. "Joguei cinco sets hoje e quatro e meio ontem. Sinceramente não sei como consegui", afirma. "Estou muito feliz com minha campanha, mas é óbvio que não vou estar inteiro contra Nadal". Para piorar, o sérvio voltou a sentir dores na região lombar e chegou a ser atendido na quadra.

"Foi um jogo fantástico contra Baghdatis, com intensa participação do público, especialmente nos dois últimos sets", conta. "Os fãs deles aplaudiam até meus erros, e isso é meio frustrante, mas faz parte. Estávamos fazendo uma grande partida e o estádio, lotado. Você fica certamente mais feliz quando vence uma partida tão apertada, porém eu sinceramente preferiria ter vencido em três sets antes de enfrentar Nadal. É ruim, mas é assim que terá de ser. Tentarei o melhor".

Confiança não lhe falta. "Uma coisa é certa: estou jogando meu melhor tênis. Tenho vivido seis meses incríveis. Acho que me preparei fisicamente muito bem. Não sei se é ainda hora de pensar num título de Grand Slam, prefiro me concentrar em cada rodada. Acho que já mostrei minhas qualidades. Mereço esta posição, sou um dos mais consistentes da temporada".

O duelo contra Nadal, repetindo a semifinal de Roland Garros, há quatro semanas, não promete surpresas para o sérvio. "A grama está muito mais lenta do que há quatro ou cinco anos, então isso facilita para os que jogam no fundo da quadra. Ele é mentalmente muito forte, mais ou menos como (Lleyton) Hewitt. Eles disputam cada bola como se fosse o match-point. Não posso esperar por pontos de graça".

Um jornalista lembrou que Djokovic costuma imitar os gestos de Nadal e perguntou se ele pretendia fazer isso. "Ele acha engraçado e dá risada fora da quadra, mas lá dentro certamente vai ficar bravo. E eu não quero irritá-lo na hora do jogo".

"Acreditamos que podemos vencer", garantem Sá e Melo

De inexperientes e praticamente eliminados na segunda rodada, quando salvaram quatro match-points na incrível batalha contra Paul Hanley e Kevin Ullyett, os mineiros André Sá e Marcelo Melo agora acreditam que possam ir mais longe em Wimbledon e colocar o Brasil novamente numa final de Grand Slam, repetindo feito de Gustavo Kuerten em Roland Garros.

Depois da vitória desta sexta-feira contra os cabeça-de-chave número 3, Daniel Nestor e Mark Knowles, que os colocou na semifinal da competição, os dois não esconderam a felicidade e admitiram estar com a motivação no alto para voltar a surpreender favoritos. Na semifinal, têm pela frente os franceses Arnaud Clement e Michael Llodra, cabeças 10.

"Precisamos conter a ansiedade, mas obviamente não dá para segurar o nervosismo em certos momentos. Mas estamos acreditando bastante que podemos vencer", disse o experiente Sá, de 30 anos, em entrevista ao canal Sportv. "Ter o Marcelo como parceiro é ótimo, porque ele é muito alto, tem ótimos saques e envergadura", completou.

Dono de dois títulos de duplas na carreira, um deles neste ano, em Estoril, Sá viveu seus melhores momentos da carreira anos atrás. Em simples, atingiu o 55º posto em 2002, quando brihlou justamente em Wimbledon, alcançando as quartas-de-final e parando em jogo duro diante de Tim Henman. Nas duplas, foi 46º em 2004, mas agora deve superar por muito esta marca.

E mesmo diante de todo esse currículo, garante que terá experiência nunca antes vivida contra os franceses. "Vou jogar a partida mais importante da minha vida. Mais até do que as quartas de 2002", completou o jogador, profissional desde 1996.

Em situação completamente distinta, Melo, que aparecerá na próxima segunda-feira no mínimo perto do top 30 e como número 1 do Brasil em duplas, admitiu com todas as letras ter feito o maior jogo de sua carreira, ainda melhor que a vitória da segunda rodada, quando bateram os cabeças 6 com 28/26 no quinto set, após 5h58 de partida. "Hoje (sexta), tivemos a melhor atuação de nossas vidas. Estamos muito confiantes e não queremos pensar no adversário, mas sim em manter a tática e o ritmo", completou o "gigante" de 2m03.

ATP cria comunidade tenística na internet

Com o apoio da ATP e dos principais tenistas do circuito, a empresa 30Love.net (http://www.30Love.net) lançou nesta semana durante o torneio de Wimbledon a primeira comunidade social do tênis, acessível diretamente ou através do site da ATP. Nele, os fãs e jogadores poderão compartilhar sua paixão pelo esporte, poderão ver as novidades nos bastidores do circuito, ver vídeos exclusivos, compartilhar fotos, vídeos e arquivos pessoais.

"Há tantas coisas interessantes e engraçadas que acontecem nos bastidores e ter um site onde podemos dividir isso com os fãs é uma idéia muito legal", comenta o croata Ivan Ljubicic, número 12 do mundo e presidente do conselho dos jogadores na ATP. "A maioria das pessoas tem uma página MySpace, então, acho que uma versão tenística onde podemos postar vídeos e fotos dos torneios é legal", acrescenta o americano Mardy Fish. E o melhor é que tudo isso é inteiramente gratuito. Os visitantes podem apreciar, por exemplo, um vídeo em que Rafael Nadal cai sobre a rede durante um treino, Andy Roddick de olhos arregalados dentro de um carro escorregando em uma pista molhada em alta velocidade ou Carlos Moyá surfando em Bondi Beach.

Venus bate Ivanovic e faz sexta final em Wimbledon


A norte-americana Venus Williams teve certa facilidade para avançar à final do Torneio de Wimbledon, nesta sexta-feira. Ela soube tirar proveito da má jornada da sérvia Ana Ivanovic para triunfar em sets diretos, com parciais de 6/2 e 6/4.

A vitória em uma hora e 25 minutos colocou a irmã mais velha de Serena em sua sexta decisão no Grand Slam. A adversária na luta por seu terceiro título de simples na grama inglesa será a francesa Marion Bartoli, que surpreendeu a belga Justine Henin.

Venus, que já havia deixado para trás as russas Maria Sharapova e Svetlana Kuznetsova, venceu os quatro primeiros games contra Ivanovic e fechou o primeiro set facilmente. Na parcial seguinte, manteve a tranqüilidade para avançar à final.

Francesa surpreende Henin e avança à decisão


A francesa Marion Bartoli surpreendeu a belga Justine Henin, nesta sexta-feira, no Torneio de Wimbledon. Depois de um mau início, ela se recuperou na partida semifinal e triunfou sobre a número um do mundo por 2 sets a 1, parciais de 1/6, 7/5 e 6/1.

O resultado colocou a cabeça-de-chave número 18 em sua primeira final de Grand Slam. Sua adversária, a norte-americana Venus Williams, tem bem mais experiência em decisões e computa três títulos de simples na grama do All England Lawn Club.

O confronto desta sexta começou de acordo com os planos de Henin, que venceu o primeiro set e abriu a parcial seguinte com uma quebra de saque. Bartoli reagiu, no entanto, levou o jogo para o terceiro set e foi impecável nos momentos decisivos.

Nadal atropela Berdych e é o primeiro na semifinal


Lutando contra situações adversas desde o início da chave, o espanhol Rafael Nadal superou nesta sexta-feira outro grande desafio e mostrou que mesmo na grama é um dos grandes favoritos ao título de Wimbledon. Sempre à frente na partida, o número 2 do mundo derrotou de forma até tranqüila o perigoso Tomas Berdych por 3 sets a 0, parciais de 7/6 (7/1), 6/4 e 6/2, em 2h07.

Depois de sofrer com a chuva e precisar de cinco dias e cinco sets para concluir sua vitória da terceira rodada contra Robin Soderling, Nadal curiosamente se tornou o primeiro tenista a se classificar à semifinal do Grand Slam britânico. Ele agora espera o duelo da quadra 1, entre Novak Djokovic e Marcos Baghdatis, para saber contra quem duela rumo à segunda final consecutiva em Londres.

Independentemente de quem vencer, o jogo será uma repetição, já que superou o sérvio na semifinal de Roland Garros, há um mês, e bateu o cipriota na mesma fase de Wimbledon do ano passado. A outra semifinal será definida em seguida, após os duelos entre Roger Federer x Juan Carlos Ferrero e Andy Roddick x Richard Gasquet.

Nadal vem até agora realizando campanha impressionante, com vitórias maiúsculas contra tenistas de bom retrospecto no piso rápido. Além disso, teve de superar problemas externos com a chuva e a falta de prestígio com a organização, o que gerou fortes reclamações de sua parte. Ainda assim, tirou de letra até mesmo o jogo de oitavas-de-final na modesta quadra 2 e agora espera de camarote pelos próximos riviais.

Enquanto todos os holofotes seguem em torno do tetracampeão Roger Federer, Nadal é quem mais se aproxima do feito histórico de vencer Roland Garros e Wimbledon no mesmo ano, marcas que apenas Rod Laver e Bjorn Borg conseguiram na era moderna. Ele teve chance no ano passado, mas parou no último jogo justamente diante do suíço não sem antes lutar e vencer um set.

Além da passagem à semi, conseguiu ainda empatar o confronto direto com o tcheco em 3 a 3 e agora vê apenas três outros tenistas com vantagem no duelo: James Blake (3-0), Dominik Hrbaty (3-1) e Lleyton Hewitt (4-3). Contra Berdych, ainda havia realizado jogo polêmico nas quartas de Madri do ano passado, quando o tcheco saiu vencedor e mandou a torcida se calar ao final.

Na partida desta sexta, o espanhol foi superior desde o começo, abrindo 2/0 de cara, mas levando o empate em seguida. A decisão veio somente no tiebreak, em que não desperdiçou nenhuma chance. Na volta, repetiu o 2/0 e manteve a vantagem até o fim. No terceiro set, com o rival desanimado, conseguiu duas quebras e fechou no oitavo game de forma tranqüila.

Mesmo sem ter saque demolidor, Nadal contou com ótimo aproveitamento, encaixando 77% do primeiro e vencendo 71% dos pontos com ele. Ainda marcou seis aces, 39 winners e errou apenas 20 bolas. Já Berdych, apesar dos 11 aces (é o líder do torneio, com 79), cometeu 30 erros não-forçados e fez 23 winners.

Sá e Melo batem campeões de Roland Garros e estão na semi

O Brasil está de novo em lugar de destaque do tênis mundial graças aos mineiros André Sá e Marcelo Melo. A dupla, que já havia feito história em Wimbledon ao vencer um dos jogos mais longos de todos os tempos, voltou a fazer barulho nesta sexta-feira ao garantir vaga na semifinal. E ao contrário das batalhas anteriores, superaram os poderosos Mark Knowles e Daniel Nestor, cabeças-de-chave número 3, de forma arrasadora, por 3 a 0, parciais de 6/4, 6/3 e 6/4.

Sá e Melo tentam recolocar o país numa final de Grand Slam desde 2001, quando Gustavo Kuerten conquistou o tricampeonato de Roland Garros, na partida desta sexta-feira contra os franceses Arnaud Clement e Michael Llodra. Os décimos favoritos também tiveram jogo tranqüilo nas quartas, batendo o israelense Harel Levy e o norte-americano Rajeev Ram por 6/3, 6/2 e 6/2.

Os brasileiros seguem a campanha dos sonhos no torneio inglês depois de terem ficado perto da derrota na segunda rodada, quando salvaram quatro match-points e viraram para cima de Paul Hanley e Kevin Ullyett com um incrível 28/26 no quinto set. A partida entrou para o livro de recordes do torneio como a maior em número de games (102) e a segunda mais longa em termos de tempo em quadra, com 5h58.

Não bastasse o sufoco, tiveram nesta quinta-feira outra forte emoção nas oitavas-de-final contra Cristopher Kas e Alexander Peya, perdendo chances no quarto set e fechando apenas na parcial decisiva. Os dois já realizam a melhor campanha de suas carreiras e devem dar incrível salto no ranking. Melo já é o número 1 do país e deve ficar perto do top 30, mesma situação de Sá, que só não manterá o posto de principal duplista por defender as oitavas do ano passado.