quarta-feira, 18 de julho de 2007

Universitários terão de volta o seu Brasileiro de Tênis

O esporte universitário brasileiro, ainda que ativo, está longe de ter a importância de outros centros pelo mundo, tanto na qualidade técnica, na competitividade ou na freqüência de um calendário bem organizado. O que é obviamente uma pena. Afinal, a vida universitária poderia ser uma extensão da carreira de boa parte dos atletas que atingem os 18 anos e perdem a motivação e a oportunidade de um futuro, em qualquer esporte, mas em especial nos individuais.

Por isso, a informação de que o Campeonato Brasileiro de Tênis Universitário será reativado em 2007 é um alento. A promotora Koch Tavares fechou um acordo operacional com a Confederação Brasileira de Desportos Universitários (CBDU) para organizar uma série de eventos esportivos, e deve anunciar nos próximos dias um calendário já para o segundo semestre deste ano.

Entre os eventos marcados está o Brasileiro de Tênis, que acontecerá de 3 a 9 de dezembro, na orla de Aracaju, no mesmo local e período da realização do masters da Copa Petrobras. A idéia da Koch é justamente aproveitar a estrutura de suas maiores promoções para concretizar os principais campeonatos universitários. Assim fará também o World Beach Games (com vôlei e futebol de praia) na arena montada para a Copa Latina de Beach Soccer, em Florianópolis, também em dezembro deste ano.

"O esporte universitário tem uma realidade própria que ainda é pouco explorada no Brasil, mas com um potencial enorme", aposta Alcides Procópio, diretor de marketing da promotora. "O mercado publicitário já voltou seus olhos para nicho, a CBDU tem um calendário diverso e assim a base está montada para um rápido crescimento".

Por enquanto, as regras para o Brasileiro Universitário não foram estipuladas, como tamanho das chaves, forma de inscrição ou premiação.

Ivan Machado e Paula Gonçalves ganham Brasileiro de 18 anos


O carioca Ivan Machado confirmou seu favoritismo e conquistou neste domingo o título de 18 anos do Campeonato Brasileiro Juvenil, a mais importante competição da categoria no país. Ele bateu na final o paulista Ricardo Siggia, por 6/4 e 7/6 (7/2). No feminino, numa final entre paulistas, Paula Gonçalves não se intimidou diante da cabeça 1 Andressa Garcia e marcou 6/3 e 6/2.

"No começo do ano, disputei vários torneios para conseguir uma boa classificação no Brasileirão. Valeu a pena porque esse foi o melhor título juvenil que conquistei até hoje", afirmou Ivan, que tem planos de ir para os Estados Unidos ainda neste ano para estudar e jogar.

Os campeões dos 18 anos, masculino e feminino, ganharão dois convites para a chave principal de eventos futures a ser disputados no Brasil neste segundo semestre, enquanto os vices ganharam um convite para a chave e outro para o quali.

Nos 16 anos, a paulista Fernanda Faria venceu a paranaense Giovanna Portiolli, campeã do ano passado, por 6/3 e 6/2, enquanto o mineiro Gabriel Dias superou um jogo duro contra o carioca Bernardo Lipschitz, cabeça, por 6/4, 3/6 e 6/1. "A sensação de ser campeão brasileiro é incrível", afirma Gabriel, que espera ter seu nome lembrado para o time que vai ao Mundial de 16 anos.

Os melhores de 16 anos também ganharão a chance de disputar eventos futures. A CBT promete dar um convite na chave e outro no qualifying para os campeões, enquanto os vices ficarão com dois convites no quali.

No primeiro ano da categoria 14 anos, Carla Forte conseguiu realizar o sonho. No ano passado, ela havia parado na semifinal, mas desta vez não deixou o troféu escapar e, de virada, marcou 3/6, 7/5 e 6/1 sobre a sul-matogrossense Liz Bogarin. "Não tenho palavras para descrever o que estou sentindo. Isso para mim é um sonho", disse Carla, que teve o apoio da torcida. Já no msculino, na briga entre os paulistas, João Sorgi levou a melhro sobre Marcos Dias, por 6/4 e 6/1.

O troféu de campeã dos 12 anos foi levantado pela paranaense Jordana Peres, que bateu a paulista Beatriz Maia, 6/3 e 6/3, enquanto o gaúcho Rafael Matos superou o mineiro Carlos Borges, parciais 6/2 e 7/5. Nos 10 anos, em outra final toda paulista, Júlia Pereira ganhou de Júlia Gomide, 6/5, 1/6 e 10/7, e o carioca Lucas Raphael superou o paranaense Mateus Rucci, 6/3 e 6/1.

O Campeonato Brasileiro reuniu 24 federações representadas por mais de 600 tenistas, nas quadras da Academia de Tênis Resort.

Belluci, Miele e Feijão vencem na estréia de Cuenca

Três brasileiros jogaram nesta terça-feira no challenger de Cuenca e venceram suas partidas de estréia no torneio de US$ 25 mil. Somada a vitória de Marcio Torres na segunda, o Brasil tem quatro representantes na segunda rodada rodada no saibro equatoriano.

O embalado Thomaz Bellucci, número 330 da ATP e vice-campeão na semana passada do challenger de Bogotá, passou pelo norte-americano Eric Nunez, sexto favorito, por 6/4 e 7/6. Ele vai enfrentar agora o argentino Gustavo Marcaccio, algoz do compatriota Mariano Puerta, ex-número 9 do mundo.

André Miele, 537º do mundo, derrotou o colombiano Pablo González, sétimo cabeça-de-chave, por 2 sets a 1, parciais de 3/6, 6/4 e 6/4. Ele vai pegar outro tenista da Colômbia na próxima fase, o vencedor do jogo entre Sergio Ramirez e Sat Galan.

João Souza, 458º, bateu em sets diretos o argentino Diego Veronelli por 6/3 e 7/5. O "Feijão" vai medir forças na segunda rodada com o cabeça 1 do torneio, o argentino Leonardo Mayer, que despachou o local Julio César Campozano por 6/4 e 6/2.

No challenger de Rimini, na Itália, Júlio Silva foi eliminado na estréia pelo ucraniano Oleksandr Dolgopolov por 4/6, 6/4 e 6/0. O torneio tem pontuação de US$ 50 mil e é jogado em quadras de saibro.

Widjaja surra uruguaia na estréia do Pan-americano

A número 1 do Brasil, Jenifer Widjaja, surrou sua primeira adversária nos Jogos Pan-americanos do Rio de Janeiro. A tenista aplicou uma "bicicleta" na uruguaia Maria Jose Arechavaleta, vencendo por duplo 6/0 em pouco mais de 40 minutos.

A estréia brasileira aconteceu na quadra 3 do clube Marapendi, sede do tênis no Pan-americano. O Comitê Organizador dos Jogos demorou para determinar o horário do jogo da Jenifer, e ainda não definiu o local e a hora de seu próximo confronto.

Widjaja, 208ª da WTA, vai enfrentar na segunda rodada a vencedora da partida entre a norte-americana Megan Falcon e a argentina Betina Jozami, cabeça-de-chave 7 da competição.

Teliana Pereira e Joana Cortez jogam ainda nesta quarta-feira. Teliana pega a canadense Aleksandra Wozniak, enquanto Joana encara a paraguaia Veronica Cepede.