quarta-feira, 18 de julho de 2007

Ivan Machado e Paula Gonçalves ganham Brasileiro de 18 anos


O carioca Ivan Machado confirmou seu favoritismo e conquistou neste domingo o título de 18 anos do Campeonato Brasileiro Juvenil, a mais importante competição da categoria no país. Ele bateu na final o paulista Ricardo Siggia, por 6/4 e 7/6 (7/2). No feminino, numa final entre paulistas, Paula Gonçalves não se intimidou diante da cabeça 1 Andressa Garcia e marcou 6/3 e 6/2.

"No começo do ano, disputei vários torneios para conseguir uma boa classificação no Brasileirão. Valeu a pena porque esse foi o melhor título juvenil que conquistei até hoje", afirmou Ivan, que tem planos de ir para os Estados Unidos ainda neste ano para estudar e jogar.

Os campeões dos 18 anos, masculino e feminino, ganharão dois convites para a chave principal de eventos futures a ser disputados no Brasil neste segundo semestre, enquanto os vices ganharam um convite para a chave e outro para o quali.

Nos 16 anos, a paulista Fernanda Faria venceu a paranaense Giovanna Portiolli, campeã do ano passado, por 6/3 e 6/2, enquanto o mineiro Gabriel Dias superou um jogo duro contra o carioca Bernardo Lipschitz, cabeça, por 6/4, 3/6 e 6/1. "A sensação de ser campeão brasileiro é incrível", afirma Gabriel, que espera ter seu nome lembrado para o time que vai ao Mundial de 16 anos.

Os melhores de 16 anos também ganharão a chance de disputar eventos futures. A CBT promete dar um convite na chave e outro no qualifying para os campeões, enquanto os vices ficarão com dois convites no quali.

No primeiro ano da categoria 14 anos, Carla Forte conseguiu realizar o sonho. No ano passado, ela havia parado na semifinal, mas desta vez não deixou o troféu escapar e, de virada, marcou 3/6, 7/5 e 6/1 sobre a sul-matogrossense Liz Bogarin. "Não tenho palavras para descrever o que estou sentindo. Isso para mim é um sonho", disse Carla, que teve o apoio da torcida. Já no msculino, na briga entre os paulistas, João Sorgi levou a melhro sobre Marcos Dias, por 6/4 e 6/1.

O troféu de campeã dos 12 anos foi levantado pela paranaense Jordana Peres, que bateu a paulista Beatriz Maia, 6/3 e 6/3, enquanto o gaúcho Rafael Matos superou o mineiro Carlos Borges, parciais 6/2 e 7/5. Nos 10 anos, em outra final toda paulista, Júlia Pereira ganhou de Júlia Gomide, 6/5, 1/6 e 10/7, e o carioca Lucas Raphael superou o paranaense Mateus Rucci, 6/3 e 6/1.

O Campeonato Brasileiro reuniu 24 federações representadas por mais de 600 tenistas, nas quadras da Academia de Tênis Resort.

Nenhum comentário: