sexta-feira, 6 de julho de 2007

Nadal atropela Berdych e é o primeiro na semifinal


Lutando contra situações adversas desde o início da chave, o espanhol Rafael Nadal superou nesta sexta-feira outro grande desafio e mostrou que mesmo na grama é um dos grandes favoritos ao título de Wimbledon. Sempre à frente na partida, o número 2 do mundo derrotou de forma até tranqüila o perigoso Tomas Berdych por 3 sets a 0, parciais de 7/6 (7/1), 6/4 e 6/2, em 2h07.

Depois de sofrer com a chuva e precisar de cinco dias e cinco sets para concluir sua vitória da terceira rodada contra Robin Soderling, Nadal curiosamente se tornou o primeiro tenista a se classificar à semifinal do Grand Slam britânico. Ele agora espera o duelo da quadra 1, entre Novak Djokovic e Marcos Baghdatis, para saber contra quem duela rumo à segunda final consecutiva em Londres.

Independentemente de quem vencer, o jogo será uma repetição, já que superou o sérvio na semifinal de Roland Garros, há um mês, e bateu o cipriota na mesma fase de Wimbledon do ano passado. A outra semifinal será definida em seguida, após os duelos entre Roger Federer x Juan Carlos Ferrero e Andy Roddick x Richard Gasquet.

Nadal vem até agora realizando campanha impressionante, com vitórias maiúsculas contra tenistas de bom retrospecto no piso rápido. Além disso, teve de superar problemas externos com a chuva e a falta de prestígio com a organização, o que gerou fortes reclamações de sua parte. Ainda assim, tirou de letra até mesmo o jogo de oitavas-de-final na modesta quadra 2 e agora espera de camarote pelos próximos riviais.

Enquanto todos os holofotes seguem em torno do tetracampeão Roger Federer, Nadal é quem mais se aproxima do feito histórico de vencer Roland Garros e Wimbledon no mesmo ano, marcas que apenas Rod Laver e Bjorn Borg conseguiram na era moderna. Ele teve chance no ano passado, mas parou no último jogo justamente diante do suíço não sem antes lutar e vencer um set.

Além da passagem à semi, conseguiu ainda empatar o confronto direto com o tcheco em 3 a 3 e agora vê apenas três outros tenistas com vantagem no duelo: James Blake (3-0), Dominik Hrbaty (3-1) e Lleyton Hewitt (4-3). Contra Berdych, ainda havia realizado jogo polêmico nas quartas de Madri do ano passado, quando o tcheco saiu vencedor e mandou a torcida se calar ao final.

Na partida desta sexta, o espanhol foi superior desde o começo, abrindo 2/0 de cara, mas levando o empate em seguida. A decisão veio somente no tiebreak, em que não desperdiçou nenhuma chance. Na volta, repetiu o 2/0 e manteve a vantagem até o fim. No terceiro set, com o rival desanimado, conseguiu duas quebras e fechou no oitavo game de forma tranqüila.

Mesmo sem ter saque demolidor, Nadal contou com ótimo aproveitamento, encaixando 77% do primeiro e vencendo 71% dos pontos com ele. Ainda marcou seis aces, 39 winners e errou apenas 20 bolas. Já Berdych, apesar dos 11 aces (é o líder do torneio, com 79), cometeu 30 erros não-forçados e fez 23 winners.

Nenhum comentário: