domingo, 15 de julho de 2007

Nadal começa campanha de Stuttgart contra convidado local

Em sua última apresentação no saibro em 2007, o espanhol Rafael Nadal começa a disputa do forte torneio de Stuttgart contra o alemão Alexander Waske, de 32 anos e 128º colocado do ranking de entradas. O "rei do saibro" é disparado o maior favorito ao título e corre atrás de sua sexta taça do ano, a quinta no piso favorito.

Campeão do torneio em 2005, Nadal não jogou no ano passado e agora tem chance de somar pontos importantes na caça ao suíço Roger Federer. Se confirmar as expectativas, somará mais 230 pontos na lista (250 menos os 20 do 18º melhor resultado, a segunda rodada de Estocolmo de 2006), encurtando a distância para o número 1 do mundo em 1.835 pontos.

O tenista de 21 anos vive a melhor fase da carreira e vem da épica final de Wimbledon, em que caiu diante do pentacampeão Federer perdendo break-points no quinto set. Além da soberba atuação na grama inglesa, deu outras provas de sua maturidade ao ser campeão em Indian Wells e confirmar a soberania no saibro, chegando aos tricampeonatos de Roland Garros, Roma, Monte Carlo e Barcelona.

Ainda chegou a somar 81 vitórias seguidas no piso e perdeu a série apenas na final de Hamburgo, justamente para Federer, quando tinha chance de fechar o Grand Slam no saibro. Ao todo, tem 25 vitórias em 26 triunfos nesta superfície e apenas cinco sets perdidos, três deles para o suíço.

Contra Waske, terá pela frente tenista experiente, mas que nunca deslanchou na carreira. Dono de saque forte e preferência declarada pela grama, tem curiosamente a vantagem no confronto direto, tendo vencido o único duelo entre eles na primeira rodada do torneio de Halle, em 2005.

Robredo, convidado de última hora - A chave de Stuttgart ganhou reforço com o convite aceito pelo também espanhol Tommy Robredo. O oitavo do mundo entra como cabeça 2 e encara na estréia o francês Gael Monfils, que segue sua sina de encarar adversários perigosos na primeira rodada (foi assim com Nikolay Davydenko, em Gstaad, e com Ivan Ljubicic, em 's-Hertogenbosch).

Já o tcheco Tomas Berdych é o terceiro favorito e estréia contra o equatoriano Nicolas Lapentti. O espanhol David Ferrer e o argentino Guillermo Cañas são os cabeças 4 e 5 e encaram, respectivamente, um qualifier e o suíço Stanislas Wawrinka. Ainda estão na chave o espanhol Juan Carlos Ferrero, o argentino Juan Ignacio Chela e o argentino Juan Monaco. O torneio de Stuttgart tem premiação de 642 mil euros.

Nenhum comentário: