domingo, 15 de julho de 2007

Alves encara má fase e Spadea na estréia em Los Angeles

O paulista Thiago Alves terá mais uma chance a partir da próxima segunda-feira de encerrar a péssima fase que se encontra em 2007. O número 2 do Brasil e 135º colocado do ranking de entradas da ATP joga o torneio de Los Angeles, nos EUA, e encara na estréia o experiente norte-americano Vincent Spadea, de 32 anos e 66º da mesma lista.

Alves não vence desde o challenger de Bogotá, em março, quando passou por Alun Jones na primeira rodada. Em seguida, caiu diante de Santiago Giraldo e acumulou sete tropeços em estréias, sendo duas em ATP (Casablanca e Newport), quatro em challengers (Florianópolis, Carson, Yuba City e Winnetka) e outra no qualifying de Wimbledon. Sua última vitória em ATP - a única em 2007 - aconteceu na primeira rodada do Brasil Open, diante de Carlos Moyá.

Apesar do momento ruim, não perdeu tantas posições no ranking por não defender pontos nesta fase da temporada. Por outro lado, é a partir de agora que o problema começa. Em 2006, deslanchou rumo ao top 100 justamente em julho, quando avançou às segundas rodadas em Newport e Indianápolis e conquistou o challenger de Belo Horizonte. Justamente por isso, precisa mais do que nunca de vitórias para evitar as quedas.

Ele e Spadea farão confronto inédito no circuito, mas o norte-americano entra como grande favorito por ter muito mais experiência e por vir das quartas-de-final de Newport. Ele ainda tem um título na carreira e o 18º lugar do ranking, obtido em 2005, como o melhor de sua carreira. Thiago joga Los Angeles e depois vai direto ao Rio de Janeiro defender o Brasil nos Jogos Pan-americanos.

Chave forte em L.A. - A forte competição no oeste americano é disputada em quadras com piso sintética, distribui premiação total de US$ 525 mil e atrai as presenças de dois top 10. O cabeça 1 é o chileno Fernando González, sexto do ranking, que encara o convidado local Zack Fleishman. Já o nono do mundo, James Blake, faz sua estréia contra o austríaco Alexander Peya.

O evento ainda conta com duas estrelas que buscam recuperação na temporada: o russo Marat Safin e o argentino David Nalbandian, respectivamente cabeças 3 e 4. O russo, que acaba de contratar o argentino Hernan Gumy, ex-de Guga, como técnico, joga contra o perigoso australiano Chris Guccione. Já Nalbandian, agora o 24º do mundo, começa contra o russo Igor Kunitsyn.

Nenhum comentário: