quinta-feira, 5 de julho de 2007

Nadal vira contra Youzhny no 5º set e se garante nas 4ªs


O espanhol Rafael Nadal mostrou mais uma vez que é um guerreiro e que sabe como poucos elevar o nível quando a partida entra em momentos críticos. Mesmo pressionado e sem atuar da melhor forma nesta quinta-feira, o número 2 do mundo encontrou forma para virar jogo dificílimo e vencer o russo Mikahil Youzhny por 3 sets a 2, com parciais de 4/6, 3/6, 6/1, 6/2 e 6/2, em 3h04.

A incrível atuação na rodada seguinte à batalha de três dias contra Robin Soderling mostra que ele segue como um dos maiores favoritos e que tem tudo para estar novamente na final, assim como fez no ano passado, quando ainda tirou um set do todo-poderoso Roger Federer antes de cair na decisão. Para isso, porém, precisa superar outro grande desafio, o tcheco Tomas Berdych, cabeça 7, que garantiu dois "pneus" na vitória sobre o sueco Jonas Bjorkman por 6/4, 6/0, 6/7 (6/8) e 6/0.

Assim como Youzhny, que havia se saído melhor na última partida entre eles em Grand Slam (nas quartas-de-final do US Open do ano passado), Berdych é outro que sempre dificulta contra o espanhol e sustenta vantagem de 3 a 2 no confronto direto, inclusive com vitória na casa do rival, nas quartas-de-final do Masters Series de Madri de 2006. O troco veio neste ano, no saibro de Monte Carlo, com direito a 6/0.

Nadal segue remando contra a maré de azar dos últimos dias, quando precisou sair de quadra várias vezes por causa da chuva e viu a organização de Wimbledon "jogar contra". Por causa disso, reservou comentários nada polidos nesta quarta-feira e admitiu mais uma vez não gostar tanto assim do Grand Slam inglês. Ainda assim, o tricampeão de Roland Garros não tirou o pé e mostrou raça na pequena Quadra 2.

Depois de início parelho, Youzhny foi o primeiro a garantir quebra no décimo game, para fechar por 6/4. Na segunda parcial, a vantagem veio logo de cara, 2/0, e se manteve até o final. A reação começou na terceira, em que o espanhol não permitiu que o russo abusasse das boas esquerdas. De forma contundente, marcou duas quebras e 6/1, para tirar de vez o moral do oponente.

A partir daí as coisas ficaram mais fáceis. A vantagem de 3/1 no quarto set também foi mantida com frieza até o fim, enquanto no quinto tudo ficou ainda mais tranqüilo, com um Youzhny já cabisbaixo. Após duas quebras, o game final foi rápido e fechado com uma linda cruzada de backhand.

Esta foi a segunda vitória em cinco sets do "leão" espanhol depois de começar a campanha com dois triunfos tranqüilos sobre Mardy Fish e Werner Eschauer. Na grama, alcança as quartas-de-final pelo segundo torneio seguido, já que repetiu o feito em Queen's, onde caiu diante do francês Nicolas Mahut.

Nenhum comentário: