segunda-feira, 9 de julho de 2007

Melo e Sá confirmam avanço e são top 15 na Corrida

O Brasil está de volta a uma posição de destaque no ranking internacional da ATP graças a Marcelo Melo e André Sá. Com a histórica semifinal obtida em Wimbledon, a dupla conseguiu ótimos avanços nas duas listas e agora até briga por vaga na Masters Cup do final ano.

Na Corrida dos Campeões, os mineiros passaram ao 14º lugar, com 188 pontos e apenas 110 os separam da posição que os levaria a Xangai. Hoje, o oitavo pertence aos tchecos Lukas Dlouhy e Pavel Vizner, com 298 pontos. Esta vaga é, em teoria, a única aberta, já que a sétima dupla do ano, formada pelo sueco Jonas Bjorkman e pelo bielo-russo Max Mirnyi, aparece bem à frente, com 330.

Na mesma lista, os irmãos Mike e Bob Bryan foram a 873 com o vice na Inglaterra, com boa vantagem em relação a Mark Knowles e Daniel Nestor, que caíram nas quartas-de-final justamente diante de Sá e Melo. Os campeões de Roland Garros têm 607. Por fim, os franceses Arnaud Clement e Michael Llodra, vencedores do terceiro Grand Slam do ano, foram ao quinto lugar, com 368 pontos.

No ranking de entradas, Melo assumiu a condição de número 1 do Brasil ao subir 17 posições e parar em 35º. Sá, por defender as oitavas-de-final do ano anterior, avançou menos, 13 postos, e parou em 37º. As marcas são as melhores de suas carreiras e os deixam em posição para tentar novos avanços em torneios grandes como Masters Series e os fortes ATPs.

Sá e Melo vivem em 2007 ano de superação. Eles iniciaram a parceria com bons resultados em challengers e foram aos poucos aparecendo melhor nos ATP. Depois de semifinal em Viña del Mar e título em Bermuda, conquistaram o ATP de Estoril e ganharam moral. O tropeço na segunda rodada em Roland Garros não os tirou a motivação e a ótima campanha veio em seguida, na grama inglesa.

Em Londres, chegaram a ficar perto da derrota na segunda fase, mas fizeram história ao salvar quatro match-points e vencer Paul Hanley e Kevin Ullyett, cabeças 6, por 28/26 no quinto set, no jogo mais longo em termos de games disputados da história do torneio. Em seguida, passaram outro sufoco em cinco sets nas oitavas e bateram os superfavoritos Nestor e Knowles, antes de caírem diante dos embalados Clement e Llodra.

Nenhum comentário: