segunda-feira, 30 de julho de 2007

Saretta salva mais dois match-points e é ouro


Da mesma forma dramática com que se salvou nas semifinais, o paulista Flávio Saretta conseguiu incrível reação e conquistou a medalha de ouro nos Jogos Pan-americanos do Rio ao bater o chileno Adrian Garcia, por 6/3, 4/6 e 7/6 (7/2). Saretta salvou dois match-points quando o chileno sacava com 5/3 no terceiro set.

Saretta confirmou assim sua condição de favorito ao torneio pan-americano e marcou o título com a raça e a persistência. Ele também salvou dois match-points contra o garoto argentino Eduardo Schwank na sexta-feira.

O ouro demorou dois dias. A final estava prevista para as 11 horas de sábado, mas não conseguiu ser disputada devido à chuva. Os organizadores transferiram então o duelo para domingo, devido aos ingressos previamente vendidos. Mas o mau tempo continuou e obrigou a mudança definitiva para a quadra coberta do Clube do Recreio. Apenas convidados tiveram acesso ao local. O público terá o valor dos ingressos devolvidos.

O jogo
Depois de grande reação no primeiro set, Flávio Saretta vacilou e permitiu a recuperação do chileno Adrian Garcia, que empatou o confronto que define a medalha de ouro dos Jogos Pan-americanos. O paulista fechou o primeiro set por 6/3 e perdeu o segundo por 4/6.

Garcia aproveitou a falta de ritmo de Saretta e começou com uma quebra de saque. Mas aos poucos Saretta impôs seu jogo mais agressivo e regular de fundo de quadra. Recuperou a quebra no quarto game, passou à frente e obteve nova quebra para abrir 4/2. A partir daí, sem sustos, caminhou para fechar a série. Garcia não havia perdido sets no Pan até então.

No segundo set, o chileno voltou a abrir 2/0. Saretta repetiu a situação da parcial anterior e chegou a ter 3/2 e saque. Vacilou, permitiu o empate e acabou entregando a quebra de serviço no décimo game.

Saretta abriu o terceiro set com uma quebra e alegrou a pequena torcida, mas passou a cometer falhas e o chileno virou para 3/1. Com mais paciência, o brasileiro voltou a equilibrar, mas os nervos fugiram no oitavo game e, com jogadas mal escolhidas, permitiu que Garcia fizesse 5/3 com saque a favor. O chileno então abriu 40/15, exatamente como Schwank na semifinal, e novamente Saretta não se entregou. Corajoso, passou a bater na bola. Levou a decisão a um tenso tiebreak, onde aí mostrou muito mais experiência e sangue frio.

Mais tarde, Garcia de voltar à quadra coberta para a final de duplas, ao lado de Jorge Aguilar, para enfrentar os argentinos Horacio Zeballos e Eduardo Schwank. No sábado, pela disputa do bronze, Schwank ganhou do colombiano Michael Quintero, por 6/4 e 6/0, e os mexicanos Santiago Gonzales e Victor Romero ganharam dos dominicanos Victor Estrella e Jhonson Garcia, 7/6 (7/4) e 6/2.

Nenhum comentário: